
A Reforma Tributária é a maior mudança dos últimos tempos na tributação das empresas e todos os setores serão impactados. Embora seja um assunto importantíssimo, muitos empresários ainda não se deram conta da relevância do tema.
Um dos setores mais impactados pela reforma será o setor de transportes, e por isso reunimos as principais informações neste post para voc~e não ser pego de surpresa.
A Reforma tributária é uma iniciativa para simplificar o sistema tributário de consumo no país. Hoje, cada estado do país tem sua própria legislação, e cada município também, o que torna o processo de apuração de impostos extremamente complexo e trabalhoso.
Além disso, existem diversos impostos e para cada um deles, formas de cálculo diferentes, o que faz com que as empresas gastem horas de trabalho apenas calculando quanto precisam pagar de impostos.
A proposta da Reforma Tributária é unificar estes impostos e a forma de cálculo deles, deixando tudo o mais simples possível.
Apesar dos impactos que exigiram que as empresas se adaptem, existem diversas vantagens neste sistema, confira abaixo:
Na reforma tributária, será aplicado o sistema do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) que já é utilizado em diversos países. Aqui, ele vai ser dual, ou seja, vai ser composto por duas taxas, o IBS e o CBS.
O IBS (Imposto sobre bens e serviços) irá substituir o ICMS (Imposto de circulação de mercadorias e serviços) e o ISS (Imposto sobre Serviços). O IBS será estadual e municipal.
O IBS vai para o estado e município de destino
O CBS irá substituir o PIS (Programa de Integração Social) e a COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), sendo que este imposto é destinado ao governo federal.
Além disso, a Reforma Tributária prevê o IS (Imposto Seletivo), conhecido como “imposto do pecado”, que vai ser adicionado a produtos e serviços prejudiciais ao meio ambiente e a saúde.
Os setores de serviços serão os mais impactados pela reforma tributária, pois possuem menos gastos com materiais como matérias primas e outros, o que diminui o crédito que poderiam ter se estivessem em outras atividades.
Há preocupações envolvendo a reforma no setor de transportes, devido ao aumento dos impostos. Alguns especialistas projetam um aumento de 35% na carga tributária deste segmento, podendo elevar os custos de toda a cadeia logística.
Além disso, existe ainda o Imposto Seletivo, que pode aumentar os preços dos combustíveis como diesel, entretanto, caminhões para o transporte de cargas ficaram fora desse tributo.
É importante destacar que a Reforma Tributária se aplica apenas aos impostos relacionados ao consumo, não afetando tributos de renda, financeiros, bens e patrimônio.
Assim sendo, o Imposto de Renda (IR) não sofrerá alteração pela reforma tributária.
Em 2026 começam os períodos de testes da Reforma Tributária e as informações dos novos impostos serão enviadas nos documentos fiscais. Por enquanto ainda não haverá alíquota, apenas os dados preenchidos no XML do documento.
Se você deseja se manter informado sobre essas alterações, assine a nossa newsletter e continue acompanhando nosso blog.