Por que conhecer os tipos de caminhões é importante? A resposta é simples: cada necessidade de transporte ou mercadoria requer um tipo de caminhão. Assim, enquanto algumas empresas precisam de caminhões robustos, outras encontram nos modelos compactos a solução para as suas necessidades.
A grande importância de adquirir o tipo de caminhão adequado traz, definitivamente, estes benefícios:
Neste artigo, você conhecerá os tipos de caminhões mais utilizados no transporte rodoviário de cargas. Um deles pode se adequar às suas necessidades. Você também pode utilizar o nosso Simulador de Capacidade de Carga para saber o quanto cada um dos modelos dos veículos é capaz de transportar.
O utilitário pode nem ser considerado um caminhão, mas está nesta lista por ser muito utilizado no transporte de cargas, principalmente dentro das cidades. É muito comum os produtos serem transportados por veículos maiores em distâncias mais longas e serem distribuídos em veículos menores para entrega ao consumidor. Pode ser uma boa opção para começar a trabalhar com entregas.
O VUC (Veículo Urbano de Carga) ou ¾ é o menor tipo de caminhão de carga, sendo muito apropriado para áreas urbanas, obviamente por ser menor e permitir deslocamento mais eficiente.
O caminhão toco ou caminhão semipesado tem apenas dois eixos. Ele tem quatro pontos de contato com o solo e dois eixos, sendo um frontal e outro traseiro, por isso, é denominado 4×2. Esse tipo de caminhão é adequado para áreas urbanas, seu comprimento é de até 14 metros, e a capacidade máxima é de 6 toneladas.
O Truck, que ainda costuma ser chamado simplesmente de “caminhão pesado”, conta com eixo duplo visando levar uma carga maior, garantindo mais desempenho ao veículo. A força do motor fica por conta de um dos eixos traseiros. O comprimento desse caminhão pesado é de 14 metros e o peso máximo carregado é de 23 toneladas.
O Bitruck tem quatro eixos, dois na frente e dois atrás do veículo, onde a carroceria e a cabine ficam juntas. Ele é usado para cargas de pouco volume mas de muito peso. Sua capacidade de carga máxima é de 22 mil quilos e o PBT é de 29 toneladas.
Consiste em um veículo de tração com dois eixos, usado em conjunto com um semi reboque. Quando acoplado a uma carreta, suporta até 25 mil quilos e seu PBT é de 33 toneladas.
O cavalo mecânico trucado é um veículo motor com 3 eixos. Quando acoplado a uma carreta 2 eixos, seu comprimento máximo impressiona, pois alcança os 18,15 metros. Sua capacidade bruta é de 33 toneladas.
Tipo de carga: diversas cargas, podendo ter vários tipos de carrocerias, principalmente para cargas com muito peso.
Consiste em um veículo vinculado, ou seja, não possuí motor de tração, onde os dois eixos encontram-se na parte de trás do veículo, podendo ser mais juntos ou mais separados dependendo do tipo de carga que irá transportar.
A carreta 2 eixos pode ser puxada por um veículo cavalo mecânico simples ou trucado. A carreta dois eixos com um cavalo mecânico simples pode carregar até 33 toneladas e tem comprimento máximo de 18,15 metros de comprimento.
Consiste em um veículo vinculado com três eixos localizados na parte de trás do veículo. Assim como no caso da carreta de dois eixos, pode ser puxada por um cavalo mecânico simples ou trucado. Este tipo de carreta pode ser chamado de carreta LS.
Ao ser puxada por um cavalo mecânico simples, tem capacidade de 41,5 toneladas e 18,15 metros de comprimento.
Também chamada informalmente de de carreta “vanderleia”, é composta por um semirreboque com três eixos espaçados. Assim, ela distribui melhor o peso da carga que comporta uma carreta convencional, servindo para cargas mais pesadas e em quantidades maiores. Seu comprimento é de até 18,15 metros e peso máximo de 41,5 toneladas.
Costuma exigir mais espaço para manobra do que a carreta LS devido a forma como os eixos estão distribuídos.
A carreta 4 eixos foi liberada no Brasil pela Resolução CONTRAN n°. 882 em 2021. Este tipo de veículo vinculado pode carregar até 57 toneladas como o bitrem, porém sendo uma alternativa mais econômica. Apesar deste tipo de carreta ter sido aprovado, ainda não é permitido adicionar um rodado a mais e carretas de 3 rodados devido a alterar a estrutura da carroceria e dificultar manobras.
Esta carreta é semelhante ao modelo com três eixos, inclusive tendo o mesmo comprimento. Contudo, ser um “cavalo trucado” significa que o posicionamento de um dos eixos fica na parte da frente e dois outros na parte traseira.
Com isso, o peso bruto salta para 48 toneladas e capacidade de 32 mil quilos, o que significa nove mil a mais ao compararmos à “carreta de 3 eixos”.
O nome não deixa dúvidas, o “bitrem” conta duas articulações (daí vem seu apelido Romeu e Julieta) engatadas entre si por uma segunda quinta-roda. O Bitrem é composto por seis ou sete eixos, ideal para o transporte de líquidos e grãos.
Este tipo de caminhão mede até 19,80 metros e pesa entre 50 (06 eixos) e 57 toneladas (07 eixos).
Este caminhão pode ter até nove eixos e salta para poder ter até 30 metros de comprimento (cavalo mecânico e dois semirreboques acoplados por meio de um dolly intermediário).
Seu peso máximo carregado também impressiona, 74 toneladas (pois conta com caminhão trucado e duas carretas de dois eixos).
Este caminhão muitas vezes usado como sinônimo do rodotrem, pode ter oito eixos e até 30 metros de comprimento (trator trucado e três carretas de dois eixos) se comparado ao tipo de caminhão anterior — daí seu nome “treminhão”.
A diferença entre o treminhão e o rodotrem é que o treminhão não precisa ser conectado por um dolly,, podendo ser conectado por componentes mais simples como quinta-rodas ou ralas.
Seu peso máximo carregado também impressiona, 63 toneladas (pois conta com caminhão trucado e duas carretas de dois eixos).
O tritrem ou caminhão tri-articulado é um cavalo tracionado com três semi-reboques engatados por duas quintas-rodas, conta com nove eixos interligados por elas. Seu comprimento chega a até 30 metros (por ser um trator trucado acoplado a três carretas de dois eixos) e 74 toneladas é o seu peso bruto.
Além dos tipos de caminhões classificados de acordo com o tipo de rodado, podemos também classificá-los por tipo de carroceria, confira abaixo os principais:
Tem formato basculante e é usada para o transporte de materiais como areia, brita e entulho. Pode levantar para despejar a carga;
Parecida com a caçamba, mas com laterais mais baixas e fixas. Boa para transportar cargas a granel que não precisam ser despejadas;
Versão com laterais mais altas, ideal para transportar grãos, como soja e milho, protegendo a carga durante o transporte;
Uma plataforma reforçada e baixa, usada para carregar máquinas pesadas, como tratores e escavadeiras;
Uma base plana sem laterais, utilizada para transportar cargas grandes ou de formatos irregulares, como tubos e estruturas metálicas;
Fechado e protegido, ideal para transportar produtos que precisam ficar seguros contra chuva, sol e roubos, como móveis e eletrodomésticos;
Igual ao baú, mas com refrigeração, ideal para transportar alimentos perecíveis, remédios e produtos que precisam de temperatura controlada;
Parecido com o baú, mas com lonas laterais que deslizam, facilitando a carga e descarga de mercadorias paletizadas;
Especial para transporte de cana-de-açúcar, com estrutura alta e aberta, permitindo o carregamento de grandes quantidades do produto;
Usada para transportar toras de madeira. Tem estrutura reforçada e suportes laterais para evitar que os troncos caiam;
Carroceria equipada com um guindaste hidráulico (Munck) para carregar e descarregar cargas pesadas sem precisar de um guindaste externo;
Feita para o transporte de gado, com grades para ventilação e segurança dos animais durante o percurso;
Adaptada para carregar contêineres, permitindo fácil movimentação entre caminhões, trens e navios;
geralmente usado para abastecimento de máquinas e equipamentos em obras e fazendas, pode carregar combustível, água ou lubrificantes;
Semelhante à caçamba, mas pode bascular (inclinar) para despejar a carga automaticamente;
Cilíndrica, usada para transportar líquidos como combustíveis, água e operação de produtos perigosos.
Cada tipo de carroceria é feito para uma necessidade específica, garantindo que a carga seja transportada com segurança e eficiência!
O cavalo mecânico é o veículo motorizado responsável por puxar a carga. Já a carreta é o veículo vinculado ao cavalo onde a carga é carregada.
Geralmente, é considerado carreta o veículo que é formado por um conjunto de veículo motorizado e vinculado, sendo que o caminhão pode ser formado por apenas um veículo. Sendo assim, podemos dizer que toda carreta é um caminhão, mas nem todo caminhão é uma carreta.
Neste post, você viu várias informações importantes sobre os tipos de caminhão que podem ser usados para diversos tipos de transporte, sobretudo as suas principais características, peso suportado e tipos de carga que transportam.
Se você deseja saber qual é a capacidade de carga de cada um destes veículos, clique no banner abaixo e use nossa calculadora.
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Olá Boa tarde, Desculpem mas o veiculo TOCO não tem capacidade de 16 toneladas ….
Bom dia, Robson!
É verdade, desculpe o equivoco e obrigada por nos avisar, já ajustamos a informação!
Eu tenho um 3/4 iveco 49/12 alongado, mais não sei se é de fábrica e no documento não faz referência ao comprimento, como eu vou saber se estou dentro da lei?
Boa tarde Roberto!
Você pode consultar uma concessionária Iveco para verificar o comprimento deste modelo, se ele é de fabrica ou não.
Com relação ao limite de comprimento, a Resolução CONTRAN nº 882/2021 diz que para veículos não-articulados, onde o seu veículo se encaixa, o comprimento máximo é de 14 m.
Entretanto, se seu veículo realmente foi modificado e não há detalhes no documento, você pode tentar regularizar a situação procurando o DETRAN de seu estado ou um despachante, pois circular com um veículo que possui modificações não regularizadas no documento é uma infração grave, sujeita a multa e retenção do veículo (Art. 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro).