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Logística e-commerce: saiba mais sobre essa importante etapa das suas vendas

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Logística e-commerce: saiba mais sobre essa importante etapa das suas vendas

Publicado por bsoft em 8 de Abril de 2019
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  • Transportes
Marcações
Sistema para logística em e-commerce
(Última alteração em: 22 de Abril de 2019)

Você já parou para pensar em como a logística em e-commerce é importante no mercado atual? De acordo com o relatório WebShoppers da Ebit, as vendas eletrônicas vêm crescendo desde 2016. Nesse cenário, o frete é uma das coisas mais importantes, já que é ele que torna a existência desse mercado possível.

Entretanto, esse é um processo delicado e merece muita atenção. No comércio online, o transporte de mercadorias pode ser um diferencial competitivo que ajuda o e-commerce a encantar seus clientes. Para isso, todas as operações devem ser estruturadas de maneira estratégica.

Neste texto, falaremos sobre isso. Ficou curioso para entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Controle de estoque e pedidos

A primeira etapa da logística no e-commerce é o controle de estoque. Precisamos tomar cuidado com o acondicionamento das mercadorias, registrar todos os itens disponíveis e automatizar o processo de entrada e saída de cada produto.

Isso garante, por exemplo, que os novos pedidos de compra sejam processados da forma correta e que a liberação da venda só aconteça caso hajam exemplares em estoque. Para que esse fluxo de informações funcione dessa maneira, a melhor estratégia é integrar o software do estoque com o do e-commerce.

Esse cuidado evita a necessidade de entrar em contato com os clientes para avisar que o produto está esgotado ou para perguntar se a pessoa aceita trocar o item por outra mercadoria.


Planejamento de vendas

Apesar de a união entre a plataforma de e-commerce e o software de estoque ser benéfica, não podemos esquecer que estamos falando de uma loja e que ela precisa vender para ter lucro. Logo, produtos indisponíveis são ruins para o andamento do negócio porque fazem a empresa perder oportunidades de venda.

Então, é preciso dar um passo adiante e planejar o processo de vendas. Devemos conhecer o ticket médio (valor médio das compras feitas) dos clientes, os itens mais vendidos e as sazonalidades. Com essas informações, podemos preparar o estoque. Se tudo for feito da maneira correta, o e-commerce poderá contar com mercadorias suficientes para suprir a demanda dos clientes, mas sem ficar com produtos parados.

Aplicação da curva ABC

Uma boa forma de fazer todo esse processo de gestão de estoques e de vendas é usando a curva ABC, que é uma variação do famoso Teorema de Pareto — aquela afirmação que diz que 80% das consequências são influenciadas por apenas 20% das causas. Quando migramos esse conceito para a gestão de estoques, vemos que a relação é a mesma. A tendência é de que 80% das vendas aconteçam por causa de 20% dos produtos: esses itens são alocados no chamado grupo A.

Depois, temos a categoria B. Nela, 15% das vendas são geradas por causa de 30% dos produtos. Por fim, temos o grupo C, que é aquele no qual 5% das vendas acontecem em função de 50% dos produtos disponíveis.

Então, para uma melhor gestão de estoque, precisamos identificar os produtos do tipo A, B e C e planejar a compra desses itens considerando a representatividade deles no total de vendas.

Delimitação do frete e do prazo de entrega

Nas compras online, o consumidor não presta atenção apenas ao produto, mas também no frete e no prazo de entrega. Em alguns casos, esses dois itens são mais importantes do que o preço da própria mercadoria e podem ser um diferencial na decisão de compra.

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Logo, devemos tomar um cuidado especial na gestão dos valores de transporte e no tempo estipulado para a entrega. Temos que trabalhar dentro do que é possível, mas sempre cortando gastos desnecessários e repassando essa diferença para o consumidor — uma tabela de frete pode ajudar.

Além disso, a demora no transporte precisa ser evitada. Para tal, devemos planejar a saída de mercadorias, de modo que o produto não fique muito tempo parado, esperando para iniciar o trajeto de entrega.

Seleção da embalagem do produto

Outro ponto muito importante da logística do e-commerce é a embalagem. Ela precisa garantir a proteção dos produtos, reduzindo a chance de trocas, devoluções ou avaliações negativas. Nesse caso, as caixas de papelão com plástico bolha ou as almofadas de ar ainda são a melhor escolha.

Entretanto, algumas empresas gostam de inovar e buscam por opções mais ecológicas. Isso também é possível, mas exige um investimento maior. Somado a essa alternativa, as lojas podem, também, personalizar suas caixas, imprimindo o logo ou escrevendo algum texto que gere identificação com os clientes.

O maior cuidado que deve ser tomado nessa etapa é em relação ao transporte. Se a loja resolveu inovar demais e criar uma caixa toda personalizada, é importante que o frete seja feito com mais cuidado para evitar que a embalagem fique danificada.

Planejamento de transporte

Passadas as etapas de seleção e preparação dos produtos, é o momento de fazer o envio. Esse é outro ponto que pode contribuir para o aumento ou para a redução do frete. Tudo por causa do roteiro de entregas.

Então, é importante preparar os caminhões com antecedência, colocando as encomendas de forma lógica e facilitando o percurso que o motorista fará. Quanto menos voltas forem dadas, melhor. Somado a isso, o lojista pode, também, pensar em alguma forma de aproveitar o caminhão para que ele não tenha que voltar vazio para o estoque, o que evitaria desperdícios.

Acompanhamento do envio

O trabalho de logística não termina após o início do transporte. Na verdade, ele entra em uma das etapas mais importantes: o acompanhamento do envio. Aqui, temos que garantir que a entrega será feita no prazo e que as rotas selecionadas foram as melhores.

Uma atitude que é muito bem-vista pelos clientes é a divulgação do código de acompanhamento. As pessoas gostam de saber “a que pé” anda a encomenda e quanto tempo, em média, demorará para que recebam seus produtos. Com o código em mãos, eles mesmos podem fazer a consulta e não precisam ficar entrando em contato com a loja.

Utilização da logística reversa

Depois que o produto foi entregue acabou o trabalho, correto? Errado! No e-commerce, ainda temos mais uma etapa. O cliente pode não ficar satisfeito com o que recebeu, o que o levará a fazer um pedido de troca ou de estorno da compra.

Se isso acontecer, a loja e a transportadora precisam ter uma estratégia para o recolhimento do produto — isso é conhecido como logística reversa. Para evitar gastos, uma boa ideia é utilizar os caminhões que estão vazios para receber a mercadoria a ser trocada, aproveitando, assim, a viagem de volta para a garagem.

Essas são as etapas básicas da logística em e-commerce. Do momento da compra até a avaliação do cliente, esses pontos devem ser acompanhados de perto para garantir que tudo aconteça conforme o planejado.

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