Ao longo dos anos a logística foi evoluindo a ponto de não ser apenas uma necessidade das empresas, mas sim, ser utilizada como diferencial estratégico.
Neste ambiente, são aplicadas diversas estratégias com o intuito de melhorar o desempenho e uma dessas estratégias é o backhaul.
Para você saber mais sobre este processo, reunimos as informações mais interessantes neste post. Acompanhe!
Na logística o conceito de backhaul é aproveitar a viagem de volta para preencher a capacidade do veículo e realizar mais um frete. Em outras palavras, o backhaul pode se chamar de frete de retorno.
Esse conceito é muito utilizado por marketplaces logísticos, operadores 3PL e grandes redes varejistas para otimizar rotas e reduzir desperdícios no centro de distribuição.
Curiosamente, o termo backhaul também é utilizado na tecnologia, por se tratar de uma porção de rede hierárquica de telecomunicações, responsável por conectar o núcleo da rede às partes periféricas.
O processo do backhaul pode mudar de acordo com a empresa, mas de forma geral ele pode ser aplicado da seguinte maneira:
O primeiro passo é verificar clientes em potencial, que estejam próximos a rotas já utilizadas nos serviços da transportadora, e possuam cargas com destino próximo ao ponto de origem do transporte anterior.
Em seguida é necessário entrar em contato com esses clientes em potencial oferecendo os serviços de frete aproveitando para negociar com eles, talvez até mesmo oferecer um desconto no valor.
Após o processo de negociação é necessário estabelecer contratos para evidenciar o combinado entre as duas partes e por fim, realizar a prestação do serviço.
Evitar que os veículos rodam vazios otimiza o custo do frete, pois diminui o valor pago por quilômetro rodado, melhorando a rentabilidade da operação
Utilizar o backhaul permite que os veículos fiquem menos ociosos, deixando o transporte mais eficiente.
Ao aumentar a eficiência da transportadora também é possível melhorar a competitividade, uma vez que ela também conseguirá ofertar valores mais competitivos para seus clientes.
Aproveitar melhor as viagens, permite a geração de novas oportunidades de negócio e de parcerias com outras empresas também.
Você conhece outros termos relacionados a logística? teste seus conhecimentos com o teste abaixo:
Nem sempre há cargas disponíveis no destino para o trajeto de volta, o que pode tornar difícil sincronizar prazos.
Pode ser que durante o frete de retorno haja atrasos, como por exemplo, para carregamento do veículo, o que pode impactar na operação logística como um todo.
Geralmente o frete de retorno tem o valor menor do que o frete de ida, neste caso, a lucratividade pode cair. Em alguns casos, o frete de retorno pode não compensar.
Como o veículo está preparado para transportar determinado tipo de carga, pode ser um pouco mais difícil encontrar uma carga semelhante para fazer frete de retorno.
Para conseguir o frete de retorno, muitas transportadoras precisam de terceiros ou até mesmo plataformas de frete, o que pode reduzir o controle da operação.
Quer continuar aprendendo sobre termos relacionados ao transporte rodoviário de carga? Assine nossa newsletter e receba conteúdos mensalmente em seu e-mail!