(Última alteração em: 6 de outubro de 2016)

Na emissão de MDF-e, é comum depararmos com a seguinte mensagem: “Rejeição: percurso informado inválido ”. Isso não significa que o seu veículo não possa seguir até o destino correto. Significa apenas que o trajeto que o veículo passará, não foi informado no MDFe, ou não está correto. Vamos explicar a lógica de como isso funciona.

 

O MDFe é o documento onde deve conter um resumo da operação de transporte, contendo nele: a origem e destino do transporte, o veículo que o fará, o motorista, trajeto que será percorrido, documentos vinculados (CTe ou NFe), e em alguns casos, o CIOT. Caso a informação referente ao percurso esteja incorreta, será retornado com a rejeição “Percurso informado inválido”.

Percurso informado inválido:

 

Esta rejeição ocorre quando o estado de origem e destino são separados por ao menos um estado. Por exemplo: se a origem de determinada mercadoria é São Paulo e a entrega será feita na Bahia, a UF de percurso então será MG, pois o veículo precisa passar por Minas Gerais antes de chegar no destino.

 

Se há mais de um estado neste trajeto, então deverá ser informado exatamente na ordem em que o veículo seguirá, por exemplo: Origem RS e Destino RJ, logo, as UFs de percurso deverão ser SC, PR, SP. Exatamente nesta ordem.

Powered by Rock Convert

 

Em quais casos a UF de percurso não precisa ser informada?

Evidentemente, não serão em todos os casos em que esta condição se aplicará. A UF de percurso NÃO precisará ser informada em duas situações:

 

1ª – Carga transportada dentro do próprio estado: Neste caso, os campos UF de carregamento da carga e UF de descarregamento da carga, receberão a mesma informação, que deve ser a sigla do estado em que a carga/descarga será feita. Portanto, a UF de percurso não precisa ser preenchida.

 

2ª – Carga transportada entre estados vizinhos: Em casos onde o estado de destino é vizinho do estado de origem, não há informação para que a UF de percurso seja preenchida, portanto, a SEFAZ permite a validação do MDFe sem que seja informado algum dado neste campo.

 

Lembrando que, dentro de um mesmo MDF-e, não pode conter documentos que não sejam do mesmo par de UF de destino e origem, ou seja, em um MDFe, pode constar apenas os documentos que saiam do mesmo estado de origem, e sejam entregues no mesmo estado de destino. Para qualquer situação que não se encaixe nesse padrão, deve ser gerado outro MDF-e. Quer saber mais sobre o MDF-e? Clique aqui e tire todas as suas dúvidas, ou deixe a sua pergunta abaixo. Será um prazer lhe ajudar.

Quer saber sobre mais assuntos como esse? Nos siga nas redes sociais!

12 Comentários

  1. Elieser Pacheco disse:

    Prezados

    Temos frota própria e distribuímos carga diariamente de acordo com a linha de roteirização de cada filial. Temos 50 feitas próprias para fazer essa logística.

    Pergunto? Posso emitir mais de um MDFe de origem para a mesma placa e motorista sendo meus destinatários UF do próprio estado ou Estados vizinhos?

    Att
    Elieser

    • Carolini Camargo disse:

      Olá Eliser!

      A SEFAZ autoriza o uso do MDFe de acordo com o conjunto placa do veículo + UF de destino. Isso significa que não pode ser emitido mais de um MDFe com o mesmo veículo e mesmo estado de destino. Você então precisará agrupar todas as entregas realizadas dentro de um mesmo estado e que sejam feitas pelo mesmo veículo. Caso você tenha entregas para serem realizadas em outros estados com o mesmo veículo, você pode gerar um novo MDFe, pois o conjunto placa do veículo + UF de destino serão diferentes do primeiro MDFe emitido.

      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida fique a vontade para voltar a comentar aqui. 🙂

  2. Willian disse:

    Boa noite tenho seguinte dúvida:
    Origem ao destino Go para 1 veículo sendo que preciso realizar uma coleta em mg para o mesmo destino em Go
    Como devo proceder, emitir um MDF com origem ao destino Go e já incluir o cte de MG para GO.
    Ou
    Emitir manifesto origem SP destino Mg com o cte de Sp para GO e depois chegando em mg encerro e incluo o cte de MG para Go junto com o de SP para Go?????

    • Carolini Camargo disse:

      Olá Willian!

      Para validar o MDFe, a SEFAZ sempre usa como base o tipo do emitente, a placa do veículo e a UF de destino. Com isso, você não conseguirá gerar dois MDFes com o mesmo veículo descarregando em GO. Será preciso fazer apenas um, contendo os dois CTes, ou então gerar o MDFe contendo o CTe que carrega em SP e em MG encerrar e fazer outro manifesto eletrônico com o CTe restante.

      Espero ter ajudado! 🙂

  3. LEANDRO disse:

    BOM DIA,

    ESTOU TIRANDO UMA CARGA GUARUJA SP X ARRAIAS TO E ESTA APARECENDO O ERRO “PERCURSO INFORMADO INVALIDO” COMO RESOLVER???

    • Carolini Camargo disse:

      Bom dia, Leandro!

      Essa rejeição ocorre quando você não insere, ou insere incorretamente as UFs que o seu veículo passará até chegar no destino final.

      Como seu veículo está saindo de SP e indo para TO, você precisará informar a sigla dos estados que o seu veículo passará antes de chegar ao destino. Após inserir estas informações, seu MDF-e será validado normalmente.

      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida fique a vontade para voltar a comentar aqui. 🙂

  4. Amanda disse:

    Bom dia,

    Tenho duas entregas em Uf diferentes uma em PE e outra em RN, porém tenho que entregar em RN primeiro por causa do prazo e a de PE entregaria na volta, consigo fazer essa rota no MDFe tendo em vista eu ter que passar por PE para chegar a RN?

    • Carolini Camargo disse:

      Olá Amanda!

      De qualquer forma, estas duas entregas não podem ser incluídas no mesmo MDF-e, visto que em um mesmo manifesto eletrônico, só podem ser incluídos CT-es que tenham em comum o mesmo estado de destino. Sendo assim, você pode gerar dois MDF-es, um para cada estado de destino, e fazer a entrega conforme a sua prioridade. 😉

      Espero ter ajudado, um abraço!

  5. LEDIANE DA SILVA AVILA disse:

    Bom dia, tenho como emitir um manisfesto com o mesmo veículo e motorista , com saida RS em 28/08 e entrega primeiro em MG, entrega em 30/08 ( um manifesto) e apos SP, entrega em 31/08( outro manifesto) ?

  6. Alano disse:

    Tenho carro saindo de são Paulo passando por MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN com destino ceará.
    A SEFAZ está rejeitando este percurso. Só aceita se eu informar as ufs MG, BA, SE, AL, PE no percurso

    • Johnny Moleta disse:

      Bom dia, Alano! Tudo bem?

      Fiz o teste internamente, pelo sistema da Bsoft e esta rota saindo de São Paulo passando pelos estados de MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN com destino Ceará aceitou normalmente. Pode acontecer que tenha informado algum estado fora da ordem, por exemplo. Caso não tenha consigo informar esta rota ainda, pelo que entre em contato conosco, iremos lhe auxiliar neste processo também!

      Agradeço pelo comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.