

Já faz algum tempo que o governo federal lançou a CNH digital, que consiste em um aplicativo instalado no celular que permite a apresentação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com a mesma validade da versão impressa.
Mas no final de 2025 o governo federal lançou um novo aplicativo, junto com outras mudanças que devem facilitar tanto a primeira habilitação como a renovação da CNH.
Neste post, te contamos mais a respeito destas atualizações e como utilizar o novo aplicativo, confira!
A CNH digital, inicialmente conhecida como CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica), é a versão eletrônica da carteira de motorista tradicional. Ela proporciona algumas vantagens pois permite maior mobilidade, praticidade e comodidade.
A carteira digital de trânsito permite uma fácil validação eletrônica do documento, pois a partir de um aplicativo disponibilizado pelo governo federal, é possível apresentar todas as informações da CNH de forma digital.
Para baixar o aplicativo da Carteira Digital, siga os passos abaixo:
Passo 1: Acesse a loja de aplicativos do seu celular, que pode ser a Play Store ou a App Store. Pesquise por CNH digital e baixe o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”:

Passo 2: Abra o aplicativo e na página inicial clique na opção “Entrar com gov.br”;

Passo 3: Escolha a forma de acesso, que pode ser através do CPF e senha, pelo login de bancos ou com o certificado digital. Neste exemplo, utilizamos CPF e senha:

Passo 4: Depois de entrar no aplicativo serão exibidos os menus principais, clique em “Condutor”:

Passo 5: Na primeira vez que você baixar o aplicativo, vai aparecer uma mensagem pedindo para baixar a CNH, para que ela fique disponível mesmo Off-line:

Passo 6: Para baixar o documento, será necessário validar os dados com o Número de registro e o Código de segurança da CNH:

Passo 7: Também é necessário cadastrar uma chave de segurança para proteger as informações, mesmo que o celular esteja desbloqueado, é necessário digitar a chave para acessar:

Passo 8: E finalmente, a CNH estará disponível em seu celular através do aplicativo, para ser apresentada sempre que necessário.

Hoje o custo para obtenção da CNH pode variar de acordo com a região do país, mas o governo federal afirmou que é esperado uma redução de 80% no custo da habilitação, que hoje pode chegar a R$ 5000,00.
Se você já tem o aplicativo da CNH digital em seu celular, basta atualiza-lo. Você pode fazer isso acessando a loja de aplicativos (pode ser que seu celular atualize de forma automática também):

Você poderá acessar o aplicativo com os mesmos dados:

Sim, a CNH digital pode ser renovada e atualizada automaticamente. As regras também ficaram menos rígidas para quem quer renovar a carteira.
A partir de agora, se você não perde pontos em sua carteira, recebe um selo de bom condutor, e não precisa mais pagar ou fazer algum procedimento para renovar a carteira, ela irá se renovar automaticamente (verificar apenas o exame toxicológico que continua sendo obrigatório).

Além disso, o selo de bom condutor pode conceder outras vantagens, como descontos no IPVA, conforme falamos neste post aqui.
Sim, a CNH Digital é uma alternativa legítima da versão física do documento e tem a mesma validade, podendo ser apresentada para a fiscalização.
Não, a CNH digital tem a mesma validade do documento impresso. A menos que você queira se precaver e carregar sempre a carteira para os casos de falta de bateria no celular, mas não é mandatório.
Não, para atualizar a carteira digital é necessário acessar o aplicativo e baixar a carteira novamente.
Sim, a carteira de motorista digital tem validade de documento em todo território nacional e é segura, uma vez que as informações podem ser verificadas através do QR Code.
O exame toxicológico tornou-se obrigatório no início deste ano para motoristas com categoria C, depois da obrigatoriedade do teste ter sido suspensa por um tempo.
Agora os motoristas que estiverem com a CNH digital vão ser alertados através do aplicativo da CNH digital sobre a realização do exame. Ressaltamos ainda que mesmo que o motorista não esteja dirigindo, ele pode ser multado de forma eletrônica através dos sistemas do DETRAN.
Também é possível verificar a situação do exame através do aplicativo da CNH clicando na opção correspondente:

Para o ramo de transportes de carga, esperamos que essas mudanças encorajem novos motoristas a tirar a carteira digital de trânsito C, D e E, já que hoje existe escassez de profissionais no ramo. O que você achou dessas mudanças, deixe sua opinião ou dúvida nos comentários.
Comentar
Mademoiselle Andrade_ Muito obrigado, Srtª Carolini!
Eu jamais teria atinado para a importância desta poderosa ferramenta, sem ter buscado (& encontrado) esse seu valioso artigo!
Aproveitando o ensejo, neste belíssimo feriado sagrado de Sol radiante, aqui no litoral SP diante do mar santista, quero externar calorosa gratidão aos desenvolvedores desse belíssimo “site” que (Nos) trás imenso conhecimento, em prol da vida e do progresso! Amei!
Leituras essenciais, que recomendo fortemente! Autorizo uso destas palavras, do modo como desejarem, pois Vossas Senhorias é quem me autorizam, em estar aqui, adquirindo tamanho valor (incomensurável) de conhecimento! Meu muito obrigado: Martins, Sandro Luiz. Quero testificar de Jesus Cristo, Ele é O Senhor & Salvador da humanidade, sou muito grato no que representa o feriado!
Boa tarde, Sandro.
É muito bom saber que acompanha nossos materiais e que eles lhes são úteis no dia a dia. Esperamos também que consiga aproveitar todas as vantagens do uso da CNH digital.
Agradecemos pelo seu comentário. Um grande abraço!
Quero ver habilitação digital online
Bom dia!
Acesse o gov.br e dê inicio ao processo de baixar o aplicativo.