Há muito tempo vem sendo discutida a reforma tributária no brasil e o projeto finalmente foi aprovado pelo governo federal no início deste ano.
Entre as principais mudanças, está a aplicação de um imposto único, o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), formado por duas taxas: o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e o CBS (Contribuição sobre bens e serviços).
É sobre o IBS que vamos falar neste texto, acompanhe.
O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) é uma taxa instituída pela Reforma Tributária para substituir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o ISS (Imposto sobre Serviços).
As mudanças irão ocorrer de forma gradativa, onde o período de transição começa em 2023 com previsão de acabar por volta de 2032.
O IBS será calculado com base em cada etapa da cadeia de produção. Ou seja, a alíquota irá incidir sobre o valor agregado em cada fase do produto.
Por exemplo, uma indústria que faz o beneficiamento do couro, paga o imposto referente ao beneficiamento, depois, a fábrica que produz um calçado com o couro, paga a taxa referente ao processo de fabricação.
Isso é possível devido ao sistema de crédito que será instituído, onde a empresa tem direito a restituição do imposto já pago anteriormente nos insumos adquiridos para a fabricação.
Ainda existem discussões sobre qual será a alíquota do IBS, tanto na Câmara dos Deputados, como no Senado. O que tem gerado um pouco de polêmica são os benefícios fiscais que podem ser concedidos a determinados produtos que podem impactar na alíquota total do IBS.
Estima-se que a alíquota efetiva do IBS só será definida no final do ano de 2028, pois sua implantação está prevista para 2029.
Por enquanto, se você deseja ficar por dentro dos impostos vigentes, clique no banner e acesse nosso conteúdo sobre impostos:
Para que você compreender melhor como irá funcionar a Reforma Tributária, é importante entender o funcionamento dos novos impostos instituídos:
O IVA será o principal imposto da Reforma Tributária, entretanto ele terá um modelo dual, formado pelo CBS e IBS. O CBS para substituir contribuições federais e o IBS para substituir os tributos estaduais e municipais.
O IBS que estamos falando no texto, fará parte do IVA, e irá substituir o ICMS e o ISS.
O CBS vai ser implantado primeiro, pois ele irá substituir os impostos federais PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), além de sua aplicação zerar a alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
O Imposto Seletivo irá incidir sobre alguns produtos, como aqueles que prejudicam a saúde e o meio ambiente, como uma forma de desestimular o consumo destes itens.
Como vimos ao longo do texto, muitas definições da Reforma Tributária ainda estão pendentes, se você deseja se manter por dentro das próximas decisões, assine a nossa newsletter e receba atualizações mensalmente.