A Reforma Tributária foi definida pela Lei Complementar 214/2025 e suas mudanças estão previstas para se iniciarem em 2026.
Entre as alterações trazidas, a principal delas é a substituição de 5 impostos atuais por um único tributo chamado de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) que será dividido em 2 taxas, o CBS e o IBS.
Neste texto, vamos falar sobre o CBS, o que é exatamente, como será calculado e quais são os impactos destas alterações para as empresas.
A Contribuição sobre bens e serviços (CBS) é um novo imposto instituído pela Reforma Tributária criado para substituir o PIS (Programa de Integração Social) e o Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
Além disso, quando a CBS for aplicada, a alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será zerada, então podemos dizer que a CBS irá substituir o IPI também.
A implementação do CBS está prevista para 2027. Por se tratar de um tributo federal, ele será estabelecido antes do IBS (Imposto sobre bens e serviços) que irá substituir impostos de cunho estadual e municipal.
Vale a pena destacar que toda a reforma tributária irá ocorrer de forma gradual, começando em 2026 com a demonstração do cálculo dos impostos incluída nas obrigações acessórias, ou seja, documentos fiscais, como a NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e o CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico).
Enquanto o CBS não entra em vigor, você pode aproveitar para aprender sobre os impostos atuais. Para isso, clique no banner abaixo e acesse nosso material exclusivo sobre os principais impostos.
A alíquota padrão da CBS ainda não foi definida. Existem algumas discussões a respeito de benefícios fiscais que precisam ser concedidos para alguns produtos, como para itens da cesta básica. Quanto mais benefícios foram concedidos, mais alta pode ser a alíquota padrão.
Entretanto, existem estimativas que dizem que a alíquota de CBS pode chegar a 9,3%, e a alíquota para IBS fique em torno de 18,7%, resultando em uma carga total de 28,5% de IVA.
Segundo Bernard Appy, secretário mentor da Reforma Tributária no Brasil, a alíquota de IVA parece alta, mas o total de valores arrecadados deve ser menor que o de hoje devido ao princípio da não cumulatividade, do qual falaremos mais à frente no texto.
O CBS, assim como o IVA do qual faz parte, será calculado sobre o valor agregado em cada etapa da cadeia produtiva. Ou seja, cada agente da cadeia irá pagar o percentual referente a sua participação.
Isso é possível devido a empresa poder obter crédito de IVA de insumos adquiridos para a fabricação ou para exercer a atividade que realiza.
Com a Reforma tributária, foram criadas siglas para designar os diferentes tipos de impostos, confira abaixo o que significa cada um:
O IVA (Imposto sobre Valor Agregado) é o principal imposto da reforma tributária, como falamos anteriormente, ele será formado pela CBS e IBS.
Como ele, 5 tributos serão extintos:
Podemos dizer que o IBS é a outra metade do CBS. O IBS também faz parte do IVA, mas sua função é substituir os impostos estaduais e municipais.
Como falamos ao longo do texto, este imposto faz parte do IVA e tem o intuito de substituir os impostos federais.
O Imposto Seletivo (IS), também chamado de imposto do pecado, é uma taxa que será adicionada a determinados produtos, como aqueles que apresentam riscos à saúde ou ao meio ambiente.
Ao que tudo indica, a alíquota de imposto seletivo irá variar bastante de acordo com o tipo de produto, por exemplo combustíveis fósseis tendem a ter uma alíquota menor do que cigarros.
Existem muitas especulações sobre a Reforma Tributária, principalmente no que diz respeito ao aumento da tributação em alguns setores que utilizam benefícios fiscais. Entretanto, a reforma tributária está sendo pensada para trazer benefícios à população em geral, abaixo, destacamos os principais:
A principal melhoria, sem dúvidas, é a simplificação do sistema tributário brasileiro. Havendo apenas um imposto, com a alíquota pré-fixada, haverá mais facilidade na realização do cálculo e arrecadação por parte das empresas.
Com a Reforma Tributária, o governo pretende colocar no ar um sistema onde será possível visualizar perfeitamente quanto a empresa tem de crédito e de débito do imposto, como uma espécie de conta bancária.
Hoje em dia, muitas empresas têm dificuldade em saber qual é o valor de impostos que precisa ser pago e se elas possuem ou não créditos a apropriar, tornando todo o processo muito mais difícil.
No sistema tributário atual, os impostos são calculados de forma cumulativa, ou seja, as empresas pagam imposto sobre imposto.
Apesar de todas as polêmicas em torno do tema, existem muitas definições pendentes a respeito de como irá funcionar a Reforma Tributária.
O que pode ser feito no momento é se manter informado sobre as mudanças e novidades, algo que pode ser realizado acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais.
Outra dica é contar com a tecnologia para auxiliar na simplificação da mudança. Outra vantagem é que com a Reforma Tributária, investimentos em tecnologia terão aproveitamento total de créditos de impostos.
Uma empresa que está sempre em constante evolução, buscando sempre fornecer a melhor tecnologia para seus clientes é a Bsoft. Estamos há mais de 18 anos no mercado e somos especialistas em transporte de cargas.
Caso tenha ficado interessado em conhecer mais, acesse nosso site.