A matriz de logística no Brasil é conhecida por sua dependência do transporte terrestre para viabilizar a distribuição de mercadorias tanto internamente como para exportação. Nos últimos anos, o percentual de cargas que trafegam pelas rodovias chegou a 60% em 2018. Esse fator tem impacto nos demais tipos de modais que não são aproveitados de acordo com o seu potencial.
Isso ocorre porque os custos são consideravelmente menores se comparados a outras opções disponíveis. Por outro lado, essa é uma decisão estratégica que requer informações confiáveis para subsidiar a decisão dos gestores.
Com esse objetivo em mente, criamos este conteúdo para descrever as particularidades de cada tipo de modal. Continue a leitura e conheça mais sobre o assunto!
O transporte de cargas é uma das atividades mais importantes para a economia, pois possibilita que os pedidos sejam entregues no local certo e na data certa. Além disso, é fundamental que toda a operação seja concluída com o menor custo possível para não afetar a sua competitividade e encarecer o produto final.
Confira quais são os 5 modais que compõem os serviços logísticos!
Já mencionamos que o transporte rodoviário é utilizado pela maioria das empresas e dos operadores logísticos. Isso quer dizer que uma parcela considerável de mercadorias circula pelas vias por meio de caminhões, veículos utilitários e até mesmo motocicletas.
Essa diversidade de veículos é responsável por aumentar o alcance de entrega, principalmente em regiões cuja acessibilidade é feita exclusivamente por meio de rodovias.
Os custos também são um fator atrativo quando analisados em comparação com os do transporte aéreo, por exemplo. Mesmo com o ganho com agilidade, os preços cobrados pelo frete aéreo e a burocracia para a liberação das cargas impede o ganho de eficiência nesse cenário.
Entre as principais vantagens do modal rodoviário, podemos destacar:
Como principais desvantagens desse modal, apontamos:
A escolha do modal de transporte ideal, na maioria das vezes, depende do tipo de mercadoria e da localidade a qual se destina. Um dos casos mais comuns é o transporte de minério, que utiliza as ferrovias como meio de escoar a produção. Esse tipo de carga foi responsável por 74,2% do total transportado, com um aumento de 10% com relação ao ano anterior.
Produtos agrícolas, como a soja, a extração vegetal e a celulose, também fazem uso dos mais de 30 mil km de ferrovias em operação para movimentar os produtos para empresas de beneficiamento e centros de distribuição em todo o território.
O modal ferroviário apresenta algumas vantagens bastante atrativas, como:
Já as suas desvantagens podem trazer diversas complicações de logística. Entre as principais, destacamos:
Como o próprio nome sugere, o modal aquaviário utiliza corpos d’água como forma de deslocar mercadorias de uma localidade para outra. Nesse caso, podem ser utilizados mares, rios e lagos para aumentar a acessibilidade. Confira cada um deles abaixo.
O transporte marítimo, por meio de navios especializados, é um dos grandes trunfos que permitem a importação e exportação de mercadorias em grandes quantidades. Essa opção utiliza os oceanos como rotas para conectar as transações entre países.
Geralmente, é utilizado para todos os tipos de encomendas, desde que em grande volume. Isso ocorre porque os pedidos são acondicionados em contêineres e depois acomodados no navio. Apenas a lentidão dos navios e o risco de naufrágios afetam essa operação.
Também chamadas de hidrovias, as principais ficam localizadas na região norte do Brasil e são utilizadas para a movimentação de mercadorias no território. Nesse caso, as embarcações são adaptadas para trafegar em rios e transportar carga volumosa e pesada, como minério de ferro, areia e madeira. Além disso, produtos agrícolas como soja, milho, sementes e frutos oleaginosos também utilizam esse meio.
As principais rotas são chamadas de Paraná-Tietê, Tapajós, Madeira e Tocantins-Araguaia, que conectam diversas regiões e portos. As desvantagens ficam por conta da lentidão das entregas e da alta susceptibilidade às variações do clima.
Os modais hidroviários destacam-se por:
Já as mais conhecidas desvantagens desse modal são:
O transporte aéreo é uma das principais formas de agilizar a distribuição de mercadorias por meio de aviões comerciais ou aeronaves adaptadas para o transporte exclusivo de cargas. A sua demanda tem aumentado significativamente nos últimos anos, mas ainda não é o suficiente para superar o modal rodoviário.
Esse tipo de transporte é frequentemente utilizado para o envio de cargas de alto valor agregado, tais como equipamentos eletrônicos, que exigem maior segurança até a sua chegada ao destino. Outra área que utiliza esse tipo de transporte são os produtos perecíveis, como:
O custo elevado é um dos principais empecilhos para o crescimento dessa modalidade, que, muitas vezes, não é compensado pela eficiência e maior segurança.
Como principais vantagens dos modais de transporte aeroviários destacamos:
As maiores desvantagens apresentadas por esses modais são:
Sob o ponto de vista do setor logístico, a utilização de dutos é um meio limitado para a movimentação de cargas. O seu uso fica restrito ao transporte de líquidos e gases, em geral por curtas distâncias. A principal dificuldade é a construção de infraestrutura, implantação de medidas de segurança e capacidade de bombeamento.
A indústria petrolífera é uma usuária comum desse modal, com o intuito de ligar o local de extração até a planta de beneficiamento por meio de tubos, que podem funcionar de forma ininterrupta.
As principais vantagens apresentadas pelo modal dutoviário são:
Enquanto isso, algumas das desvantagens que podemos apontar no modal dutoviário são:
O crescimento do setor logístico depende de dois fatores primordiais: infraestrutura e tecnologia. Os investimentos em infraestrutura precisam envolver mais do que a conservação de rodovias. Afinal, é preciso investir em portos e aeroportos para reduzir a burocracia e facilitar a liberação das mercadorias.
O mesmo pode ser dito sobre a expansão das ferrovias para conectar cada vez mais regiões e potenciais mercados. Já a tecnologia tem ajudado a desenvolver uma metodologia chamada de transporte intermodal, que emprega mais de um modal.
Esse é o caso das empresas de gás, que utilizam dutos para mover o produto e depois recorrem ao modal rodoviário para a sua distribuição aos clientes. O mesmo vale para a exportação de insumos produzidos aqui, mas que são levados de caminhão ou trem até os portos e seguem viagem em navios até o destino final.
Esse desenvolvimento recente é responsável por alavancar a aplicação de diferentes tipos de modais como forma de melhorar o desempenho da operação e reduzir custos. Por esse motivo, é importante planejar cada etapa de forma estratégica para selecionar o modal mais vantajoso.
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