Você já parou para pensar sobre os motivos de haver pesagem nas estradas? Sabia que a evasão de balança é uma infração grave que pode gerar multas e retenção do veículo? Este tipo de infração é regulamentado pela chamada Lei da balança.
Continue a leitura deste post até o final para saber como evitar penalidades e garantir a segurança de suas entregas. Entenda quais veículos são fiscalizados e de que forma é feita a aferição de peso. Mantenha a sua credibilidade no mercado e a confiança de seus clientes.
É quando os condutores propositalmente se desviam da pesagem obrigatória. Para evitar a multa de evasão de balança, os condutores devem seguir as orientações da sinalização e se dirigirem às áreas de medição quando necessário. Atualmente as regras para evitar a evasão de balança está disponíveis no no artigo 323 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Caso ocorra alguma fuga da pesagem para evitar atraso na entrega, por exemplo, pode haver flagrante por câmeras, radares ou pelas blitz de plantão. O que incorrerá em multas pela infração.
Nessas situações a multa pode ocorrer por fiscalização eletrônica analisando o porte do veículo e muitas vezes o proprietário se dá conta das normas quando é notificado sobre uma multa nesse sentido.
Também temos vídeo em nosso canal no Youtube falando sobre esse assunto:
A pena por escapulir da pesagem é de R$ 195,23, é também uma infração grave que gera 5 pontos na carteira de quem estiver na direção.
A fiscalização dos limites de toneladas é feita por meio de balanças instaladas nas vias de circulação, que podem ser fixas ou móveis.
Caso ocorra alguma fuga da pesagem para evitar atraso na entrega, por exemplo, pode haver flagrante por câmeras, radares ou pelas blitz de plantão. O que incorrerá em multas pela infração.
Nessas situações a multa pode ocorrer por fiscalização eletrônica analisando o porte do veículo e muitas vezes o proprietário se dá conta das normas quando é notificado sobre uma multa nesse sentido.
De acordo com a Resolução CONTRAN Nº 902/2022, são considerados veículos pesados:
Além de quaisquer combinações que sejam feitas com os veículos citados. Todos esses meios de transporte são obrigados a adentrar nas áreas destinadas à pesagem veicular, caso contrário ocorre a evasão de balança.
O controle funciona da seguinte maneira: o automotor passa por uma balança dinâmica que mede a capacidade de peso total e por eixo.
Se houver excesso de carga, o automóvel é direcionado para uma balança estática que confirma a medição. Caso seja confirmado o sobrepeso, haverá multa.
Em seguida, quem estiver na direção deve regularizar a situação antes de seguir viagem. Em algumas situações é preciso fazer o transbordo da carga para outro veículo.
Os veículos de carga têm diferentes portes e capacidades. Faça simulações considerando o peso da carga nesse material interativo que a Bsoft desenvolveu e confira o Peso Bruto Total Combinado e a capacidade de carga de alguns dos principais veículos do setor de transporte de cargas.
A pesagem do caminhão é feita de acordo com o peso por eixo, para garantir que a distribuição seja equilibrada, o que evita a sobrecarga em determinados pontos.
Afinal, o veículo é projetado para suportar uma carga máxima em cada eixo. Além disso, é fundamental considerar a capacidade de cada modelo.
Esse cálculo leva em consideração a especificação do eixo, o espaçamento entre eles e a quantidade de pneus. Assim, a carga máxima, em cada caso, é:
Apesar da importância de obedecer, rigorosamente, os pesos estipulados pela legislação, existem alguns pequenos limites de tolerância, necessários para garantir uma margem de erro aceitável. Confira:
É fundamental entender que tolerância não significa carga máxima. A multa e os procedimentos de transbordo só são aplicados quando o peso supera a capacidade permitida, acrescida dessa margem.
Os caminhões com sobrecarga estão sujeitos a autuação, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. A irregularidade pode ser enquadrada de infração média a gravíssima, conforme a quantidade de peso extra, rendendo os pontos correspondentes na carteira do condutor.
Para entender melhor, excessos de até 600 kg são considerados infração média, com multa de R$85,14. Entre 601 kg e 1000 kg, é uma infração grave (R$127,69) e, acima desse peso, trata-se de infração gravíssima, com multa de R$191,54, aplicada a cada 500 kg de sobrecarga.
Além da multa, o veículo que exceder a quantidade máxima de carga será retido, para que seja feito o transbordo das mercadorias.
Sim, todo veículo que tiver peso bruto total acima de 3500 kg precisa entrar na área de pesagem e passar pela balança rodoviária, mesmo que não esteja carregado.
O mesmo serve para cavalos mecânicos, mesmo que não estejam com o implemento engatado, precisam passar pela pesagem.
São aqueles com peso bruto total abaixo de 3500 kg, como:
Apesar de veículos menores não serem obrigados a passar pela balança, eles devem se algum agente da ANTT solicitar, conforme está previsto no CTB.
A regra é clara: se o PBT ultrapassar 3500, precisa passar na balança, independente se o veículo é comercial ou não. O mesmo se aplica a veículos de outras categorias, como motorhomes.
Respectivamente, em nível federal, estadual e municipal, são responsáveis pela fiscalização de vias públicas os seguintes órgãos:
Nos sistemas Bsoft pode ser ativada uma validação no momento de emissão do MDFe. O sistema verifica o peso total presente nos documentos vinculados ao manifesto (NFes ou CTes) e compara com a capacidade de carga em KG inserido no cadastro de veículo selecionado para essa viagem.
Assim, o usuário que está emitindo tem um alerta sobre o peso excedendo a capacidade do veículo ou pode também haver configuração para bloquear a emissão. Isso ajuda os transportadores a ter uma validação automatizada do peso.
Esse recurso pode ser um grande aliado para evitar multas, pois há casos em que a fiscalização utiliza o peso declarado e pode aplicar multas por excesso consultado esses dados nos documentos fiscais.
Este conteúdo foi útil? Aproveite o espaço abaixo para encaminhar suas dúvidas ou comentar situações pelas quais você ou a sua empresa conseguiram resolver o problema de excesso de peso!
2 Comments
Bom dia!
Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor.
Vocês poderiam incluir algum comentário sobre o caso dos motorhomes?
Especificamente aqueles veículos construídos utilizando a estrutura (chassis) de um microônibus.
A documentação destes veículos indica motor-casa/ônibus e será que nesta situação também devem entrar na balança?
Até mais,
Boa tarde, Leandro!
Obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado!
A obrigatoriedade da pesagem se dá pelo PBT, quando este ultrapassa 3500. Se o motorhome ultrapassa este peso, precisa passar pela balança. A pesagem não se restringe a veículos de carga e sim ao PBT, o que faz sentido se pensar que o objetivo da lei da balança é preservar as estradas e a segurança como um todo. Espero ter ajudado!