Dia 1 de agosto entrou em vigor um novo percentual de biodiesel no diesel definido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o que antes era de 14% passou a ser de 15%, sendo chamado de diesel b15.
O biodiesel é bem menos poluente que o diesel normal, entretanto, pode causar maior desgaste nas peças dos veículos.
Confira quais são as vantagens e as desvantagens do biodiesel e como se preparar para as mudanças.
O biodiesel emite menos gases poluentes (como CO2 e CO), contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e diminuição das mudanças climáticas.
O biodiesel também se decompõe mais facilmente na natureza e tem menor toxicidade, reduzindo os impactos em caso de vazamentos. Em outras palavras é uma forma suave de descarbonizar o ar
O Conselho Nacional de Política Energética defende a redução da dependência do Brasil de combustíveis fósseis e também a diminuição de necessidade de importação, o que é uma vantagem diante da incerteza do mercado global.
Com o aumento da produção de biocombustível, setores da agricultura, principalmente produtores de soja possuem grandes oportunidades na produção de biodiesel. Além disso, são necessárias indústrias para extrair o óleo.
O percentual de biodiesel no diesel acima de 10% é considerado prejudicial para motores, motivo pelo qual a porcentagem adotada por outros países não passa de 7%.
Com o aumento do desgaste nas peças e componentes do veículo, os custos com manutenção aumentam também.
Basicamente, o biodiesel decanta no tanque e forma uma espécie de borra ou graxa, que pode ir para o motor e entupir filtros, bicos e outros componentes.
Isso porque o biodiesel absorve mais água do que o diesel comum e tem baixa resistência a oxidação, reage muito fácil com o oxigênio, o que além de formar a borra pode causar ferrugem, devido a maior concentração de água em contato com os componentes.
Além disso, a maior absorção de água também pode favorecer o crescimento de microrganismos no tanque do veículo.
Há uma expectativa do setor de agricultura que até 2030 o percentual de biodiesel no diesel seja de 20%.
Existem algumas estratégias que você pode adotar para evitar danos nos motores, confira:
Apesar do ganho ambiental, ainda existem muitas discussões sobre o futuro do diesel, pois esperasse que até 2030 o percentual de biodiesel no diesel seja de cerca de 20%.
Com todas essas mudanças, vemos que os custos para o transportador aumentam, o que torna cada vez mais importante o acompanhamento das informações importantes para o negócio: os custos.
Com o Bsoft TMS você consegue acompanhar os abastecimentos e o controle das manutenções, dois controles chave para entender o impacto do combustível com mistura no desempenho da empresa e na sua geração de receita.
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