A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) iniciou um grupo de trabalho para tratar da descontinuidade do diesel S500. A Agência pretende divulgar um cronograma para a descontinuação do combustível.
Ainda não se sabe a data em que isso irá ocorrer, mas juntamos as informações que você precisa ficar por dentro neste texto.
A principal diferença está no enxofre, que é um componente natural presente no petróleo, mas é removido em parte no processo de refinamento. O S10 tem baixo teor de enxofre enquanto o diesel S500 de uso rodoviário, é um combustível mais antigo, com maior concentração deste elemento.
Os trabalhos da ANP para se iniciam em 31/07/2025 quando entra em vigor a Resolução ANP nº 968/2024 que estipula padrões de qualidade para combustíveis comercializados no Brasil. Por hora, a agência ainda está trabalhando no cronograma, então não se sabe até qual data exatamente será comercializado o combustível para uso em rodovias.
Neste momento, não há motivo para preocupação, você poderá continuar abastecendo seu veículo com diesel comum, assim que tivermos mais atualizações vamos lhe passar por aqui no blog e pelas redes sociais.
Na maioria dos casos, usar S10 no lugar do diesel comum é benéfico, devido a concentração de enxofre ser menor, tem menor desgaste no sistema e também emite menos poluentes.
Os problemas ocorrem quando se usa diesel S10 em veículos mais antigos, fabricados antes de 2012. O S10 tem menos lubrificação, o que pode ocasionar problemas nos filtros, bombas injetoras e bicos.
Mesmo usando aditivos, o S10 não é indicado para veículos mais velhos, por ser mais “limpo” e pode soltar sujeiras acumuladas no tanque e nas linhas de combustível, entupindo os filtros. Algo que pode ocorrer é o aumento no valor das manutenções, para limpeza de filtros e troca de possíveis peças com problemas.
Alguns especialistas afirmam que a maioria dos veículos que atualmente usa S500 pode realizar a modificação para o S10 após uma limpeza. Mas é importante conversar com um mecânico de confiança para evitar maiores problemas.
Não, usar óleo diesel com alta concentração de enxofre em veículos novos pode causar diversos problemas como danos ao catalisador e sistemas de controle de emissões, emissão de poluentes acima do permitido e perda da garantia do fabricante.
Hoje, não. A ANP está montando um cronograma para descontinuar o uso do diesel comum em rodovias. Porém entende-se que o uso não rodoviário continuará ocorrendo.
No momento, você poderá continuar utilizando o diesel comum até que haja novas atualizações sobre o tema.
O diesel S500 é muito mais poluente do que o S10, pois sua utilização gera dióxido de enxofre que causa problemas à saúde e ao meio ambiente, como chuva ácida e doenças respiratórias.
O fim do diesel s550 pode causar preocupação de empresários que utilizam essa opção, mas não há motivo para preocupações excessivas. Se você é transportador, é importante saber quanto custa seu combustível e qual valor está gastando com manutenções.
Fazendo isso, poderá acompanhar seus gastos e entender se máquinas mais antigas passaram a custar muito caro depois da utilização do S10. E isso você pode realizar através de um sistema TMS.
O Bsoft TMS é a solução ideal para acompanhar custos de média de combustível, manutenções preventivas e periódicas e outros custos.
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