Você já parou para pensar na importância dos veículos para a execução das atividades logísticas?
Esse é o patrimônio de maior valor para as transportadoras com frota própria, e, mesmo para os motoristas autônomos, há inúmeras responsabilidades relacionadas a esses bens.
Portanto, a prática de manutenção preventiva da frota é um dos processos que fazem toda a diferença para aumentar a vida útil dos veículos e garantir a produtividade dos serviços de frete.
Assim, decidimos elaborar este conteúdo para explicar como esse processo pode ser implementado na prática e quais são as principais vantagens. Confira!
A manutenção preventiva consiste em elaborar uma programação rígida para a verificação de peças e equipamentos com intuito de acompanhar o seu desgaste e realizar substituições sempre que necessário.
Esse processo pode ser conduzido na oficina interna ou mediante parceria com uma oficina mecânica contratada. Em ambos os casos, algumas diretrizes básicas devem ser seguidas.
A ferramenta mais usada para registrar as avaliações é o checklist, na qual são anotados:
Nesse documento, também são registradas informações sobre peças substituídas e a previsão de novas trocas. Assim, é possível controlar as despesas e programar a aquisição de estoque de peças e equipamentos.
A manutenção da frota faz parte de um processo de gestão da qualidade que busca oferecer valor aos clientes e melhorar as rotinas logísticas. Portanto, com essa prática a empresa pode observar benefícios como os listados a seguir.
Uma das formas de conquistar uma operação mais econômica é minimizando os gastos com reparos emergenciais. Por causa dessa iniciativa, é possível tornar a frota mais produtiva e ainda diminuir a ociosidade.
Além disso, peças bem conservadas reduzem o consumo de combustível e prolongam a vida útil dos pneus. Essa prática também beneficia os eixos, a suspensão, os rolamentos e o sistema de freios.
As empresas que focam em garantir que a frota esteja em perfeitas condições têm maior controle sobre a operação. Nesse caso, imprevistos e problemas que possam causar atrasos na entrega não acontecem e não comprometem o andamento do frete.
Incidentes nas estradas são uma preocupação constante para as empresas de transportes. A realização de manutenções preventivas é essencial para que acidentes e danos não aconteçam durante a viagem.
Além de proteger esse patrimônio, esse cuidado garante a integridade da carga e a segurança do motorista.
A prevenção de acidentes é essencial para as transportadoras, primeiramente, pela questão da preservação da vida dos envolvidos nas operações. Além disso, é necessário considerar também as questões de ordem econômica, bem como a preservação do patrimônio da empresa.
Esses dois últimos tópicos devem ser levados em conta, pois, depois do acidente, a recuperação do veículo não é possível em muitos casos, especialmente quando não se tem seguro.
Sendo assim, para empresas que dependem de sua frota (como é o caso das transportadoras), evitar acidentes está entre umas das preocupações mais importantes.
Quando há redução de acidentes, até mesmo o governo do país é beneficiado, pois há uma menor pressão nos serviços do setor de saúde pública.
Uma dúvida muito comum quando nos referimos a manutenção preventiva da frota está relacionada à diferença entre esse conceito com a manutenção preditiva e corretiva.
Na preditiva, temos o uso da tecnologia para monitorar o funcionamento do veículo para coletar dados sobre o seu funcionamento. Nesse caso, é possível utilizar equipamentos para identificar quais são as manutenções necessárias, se apoiando ou não em cronogramas.
Já a manutenção corretiva é a ação que ocorre depois que a falha já trouxe algum tipo de dano material para a empresa ou dano ao colaborador. Essa é a forma mais arriscada, uma vez que compromete a segurança dos funcionários e ainda gera custos para o negócio.
A manutenção preventiva exige que a empresa cumpra a sua rotina de verificação predefinida. Nesse sentido, é preciso que alguém esteja atento quanto aos prazos e demandas necessárias para alcançar esse objetivo.
Nem sempre há pessoas suficientes para gerir essas tarefas, sendo esse um principal desafio.
Porém, já existem sistemas que podem ajudar as empresas nesse sentido, de modo que haja alertas para realizar a manutenção de veículos, além da criação de checklists considerando as especificidades de cada modelo.
Outro fator de dificuldade que podemos mencionar é que esse tipo de rotina implica em custo extra para a empresa.
No entanto, devemos considerar esse tipo de gasto como investimento, especialmente considerando os custos com manutenção corretiva (que são muito maiores, além de comprometer a saúde e segurança das pessoas do negócio).
Implementar a manutenção preventiva da frota é essencial para evitar falhas e defeitos que poderiam ter consequências graves para a empresa.
Pois, danos ao veículo e acidentes durante o trajeto são incidentes preocupantes, e a empresa deve atuar ativamente para mitigá-los.
Portanto, além da responsabilidade pela carga, é fundamental preservar a segurança da equipe, o que é alcançado por meio de checagens periódicas.
Para realizar a manutenção preventiva das frotas de forma eficaz, o primeiro passo é mapear os diferentes modelos de veículos utilizados, além de analisar quais são as necessidades e pontos de atenção em cada um deles.
Em algumas situações, é preciso conferir especificações técnicas para entender melhor o que cada um dos modelos demanda.
Outro ponto necessário é o de definir um responsável que ficará por dentro do cronograma e execução nas checagens de rotina.
Essa pessoa terá em seu escopo verificar os elementos a serem checados por tempo, além de identificar aqueles cuja manutenção é feita por quilometragem.
Também será esse colaborador que vai trabalhar com as ferramentas tecnológicas que permitem melhor controle das manutenções. O ideal é que elas gerem alertas considerando prazos ou outro fator.
Assim, é possível delegar essas tarefas aos responsáveis pelos serviços de manutenção sem risco de esquecimento.
Quanto à periodicidade, como mencionamos, vai depender do veículo e do item analisado.
Para que ela seja feita de forma efetiva, o ideal é contar com um bom planejamento, além de identificar de maneira contínua quais são as demandas necessárias para garantir os diferenciais da manutenção preventiva.
Neste conteúdo, tivemos a oportunidade de identificar os diferenciais da manutenção preventiva da frota e a prevenção de acidentes.
Como vimos, esse tipo de estratégia garante não apenas a segurança de seus colaboradores, como também evita gastos considerados desnecessários.
Pois, com a prevenção, problemas são identificados de forma prévia, garantindo a durabilidade de seus principais equipamentos.
Em seu negócio, há uma outra etapa na manutenção preventiva que não mencionamos? Deixe seu comentário!