No transporte de cargas existem diversos termos e modalidades, muitas delas aproveitadas do contexto internacional. Uma delas é o tipo de frete CIF.
Esse tipo de frete pode trazer vantagens como praticidade e segurança para o cliente, mas também envolve alguns desafios para quem vende.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é o frete CIF, suas principais características, vantagens e desvantagens — e quando ele é a melhor escolha para o seu negócio.
A sigla CIF vem do inglês cost insurance and freight, que significa custo, seguro e frete. Esse nome teve origem em transportes marítimos internacionais e hoje também é utilizado no transporte rodoviário.
Na prática, quer dizer que a responsabilidade pela contratação do frete, custos do seguro e cuidados com a mercadoria é por conta do embarcador ou remetente. Ou seja, quem está na origem do transporte é quem paga o frete, que na maioria dos casos é o próprio vendedor.
No frete CIF, quem paga o frete é o vendedor, ou seja, ele é tomador do frete. Entretanto, o custo acaba recaindo sobre o destinatário, uma vez que o valor das despesas do frete são embutidas no valor do produto.
O frete CIF é amplamente utilizado em compras pela internet, uma vez que nestes casos geralmente o destinatário é o consumidor final da mercadoria. Este tipo de operação é conhecida como B2C, business to consumer, que no bom e velho português significa simplesmente “empresa para consumidor”.
Não precisar se preocupar com os detalhes do frete CIF é uma das grandes vantagens para o destinatário dessas modalidades. Por isso que o CIF é tão usado em e-commerce, consumidores não desejam ter trabalho para receberem seus produtos.
Se algo der errado durante o transporte a mercadoria não chegar ou chegar com avarias, o destinatário pode exigir o reembolso, já que o que ocorre com a mercadoria durante o transporte não é responsabilidade dele.
Poder escolher a transportadora pode trazer mais controle para o remetente, que além de negociar o valor do frete pode manter um padrão de qualidade para as entregas.
Ao entregar o produto, o remetente entrega também mais valor agregado ao consumidor durante a compra.
No frete CIF, o comprador não pode fazer a escolha da transportadora ou opinar a respeito dos valores e prazo de entrega.
É bastante comum que em entregas de compras por e-commerce o cliente tenha dificuldade em rastrear a mercadoria.
Os custos e riscos do transporte são por conta do remetente que pode ter maiores prejuízos devido a avarias ou sinistros.
A gestão logística exige mais trabalho por parte do vendedor, uma vez que precisa gerenciar a entrega além de se concentrar em sua atividade core.
É necessário negociar com transportadoras e administrar bem os custos do frete para não impactar na margem de lucro.
O Frete FOB (Free on Board), que em tradução literal significa “livre a bordo”, é muito utilizado em operações B2B, business to business, ou seja, empresa para empresa. Podemos dizer que o frete FOB é ao contrário do Frete CIF, pois a responsabilidade pelo frete fica por conta do destinatário.
Sendo assim, o destinatário do transporte contrata a empresa transportadora e se responsabiliza pela carga desde que ela sai das instalações do remetente até chegar ao seu destino final.
Por isso o frete FOB é utilizado principalmente quando o destinatário é uma empresa, pois ela pode ter contratos com transportadoras e desejar que a entrega siga determinados padrões de qualidade e gerenciamento de risco.
Confira as diferenças entre Frete FOB e CIF:
A principal diferença entre frete CIF e frete FOB está na responsabilidade pela contratação do transporte e cuidados com a mercadoria. Conforme vimos anteriormente, no frete CIF o remetente é o responsável. No frete FOB, a responsabilidade pelo transporte das mercadorias é do destinatário.
Empresas maiores costumam se responsabilizar pelo frete, tanto quando são remetentes como destinatárias. Elas geralmente fecham contratos de valores maiores com as transportadoras e querem ter um controle mais rígido.
Enquanto isso, o frete CIF costuma ser amplamente utilizado por empresas pequenas que não possuem tanta estrutura para acompanhar detalhes do frete.
O frete FOB costuma ser utilizado para mercadorias muito caras, ou que possuam o valor do seguro muito alto. Já o frete CIF pode ser utilizado em situações mais corriqueiras, como compras on-line.
Podemos concluir que o frete CIF deve ser utilizado quando o destinatário não quer se preocupar com os custos do frete e quer ter a comodidade de receber o produto sem problemas ou responsabilidades. É importante observar se a modalidade tem o custo-benefício desejado, para entender se vale a pena.
Para embarcadores, é interessante usar esta modalidade quando o volume de fretes é maior. Pois ter vários carregamentos, descarregamentos e ter que lidar com diversas transportadoras diferentes, pode ser bem mais complicado do que contratar uma única transportadora. Mesmo que seja necessário se responsabilizar pelo frete.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, aqui no Blog da Bsoft temos um artigo explicando de forma mais completa as diferenças entre frete CIF e FOB.
2 Comments
Muito bom o artigo
Como vcs poderiam me ajudar a calcular um frete da carga de açaí vinda da cidade Cruzeiro do Sul para a cidade de São Pedro da Aldeia. 300k de açaí .
Bom dia, Ariany. Que bom que gostou do nosso conteúdo!
Muitos fatores podem envolver o valor de um frete. Como por exemplo, tipo de veículo, distância, peso ou volumes. Além disso, se a carga segue junto com carga de outros clientes ou segue sozinha há diferença também. Nos nossos sistemas é possível criar tabelas de frete para considerar vários aspectos com os que citei no início. Assim, ao emitir o CTe o sistema busca a tabela criada e aplica os valores de forma automática no CTe.
No entanto, se a sua dúvida for mais ligada a saber apenas sobre esse cálculo de frete individual do Açaí, então é importante para você considerar os custos envolvidos, principalmente custo de combustível, pedágio e outros.
Espero ter ajudado. Um abraço 🙂