Tacógrafo é um aparelho que registra automaticamente a velocidade, o tempo de condução do veículo e as pausas, sendo usado para garantir que as regras de trânsito e as normas trabalhistas sejam cumpridas.
Ou seja, ele evita que os motoristas dirijam por um período excessivo de tempo, colocando em risco a segurança do trânsito e a saúde do condutor.
Para garantir que o equipamento está em perfeitas condições de uso existe um documento denominado certificado de tacógrafo . Neste artigo, você verá seu conceito, o que ele faz exatamente, como emiti-lo, como consultar e como saber se ele está vencido. Confira!
O certificado de tacógrafo é um documento para comprovar a calibração e o funcionamento correto dos tacógrafos. Para emitir o certificado, é necessário realizar a aferição do certificado, que deve ser realizado a cada dois anos.
O certificado de tacógrafo foi definido pelas Resoluções nº 405 e 406, as quais regulamentam a Lei nº 12.619 que trata da jornada de trabalho dos motoristas profissionais.
A primeira Resolução determina que o documento comprova a regularidade e aferição desse equipamento obrigatório — segundo o artigo 136, inciso IV da Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 — nos seguintes veículos:
Além do controle digital (automático), foram estabelecidas normas para registro manual da jornada de trabalho em diário de bordo ou ficha de trabalho.
A outra Resolução define os requisitos mínimos do registrador, dentre os quais, a aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), além do registro dos dados relacionados ao período de 24 horas no mesmo disco.
Ao descumprir as normas, a empresa incorre em infração grave, estando sujeita a penalidades e medidas administrativas, como multas (Lei 13.103/15) e até mesmo a retenção do veículo.
Existem basicamente dois tipos de tacógrafos: analógicos, digitais e algumas váriações entre os dois modelos. Confira as informações sobre cada um deles!
Os tacógrafos analógicos usam um disco de papel para registrar a velocidade e o tempo de condução do veículo. Esse disco é inserido no equipamento no início da jornada de trabalho e é selado após o fim da viagem do veículo.
O papel possui camadas de tinta e cera, podendo ser de uso diário ou semanal, requerendo a troca, o que pode fazer dele um modelo pouco prático.
Para evitar falhas, aconselha-se manter o disco por um período de, pelo menos, um ano. Além disso, é importante mencionar que o tacógrafo analógico requer manutenção regular para garantir sua precisão.
A título de curiosidade, o tacógrafo também é conhecido como cronotacógrafo e foi criado no século XIX pelo alemão Max Von Weber para a obtenção de relatórios ferroviários. Sua função era registrar os horários em que os trens saiam e chegavam. Além disso, ele também marcava a velocidade e apontava atrasos.
Trata-se de uma variação do modelo analógico, com a diferença do método de marcar as informações, realizado por três agulhas mecânicas, que fazem o registro no gráfico do disco com o atrito sobre ele. Para que isso seja possível, ele utiliza um cabo ligado à caixa de câmbio dos veículos.
Nesse caso, os registros são marcados no mesmo disco diagrama dos tipos anteriores e registram as mesmas informações. No entanto, os dados são indicados pelo uso de sinais eletrônicos. Com isso, a utilização de cabos ligados à caixa de câmbio é dispensada. Trata-se de um modelo compacto, além de ter display informativo.
Os tacógrafos digitais são tecnologicamente mais avançados que os analógicos e utilizam uma memória digital para registrar as informações de condução. Os dados são armazenados em um cartão inteligente, que é inserido no aparelho.
Na comparação entre os dois tipos, o modelo digital é mais fácil de usar e oferece maior precisão e segurança em relação aos registros colhidos de forma analógica.
Para emitir o certificado de tacógrafo é necessário fazer a aferição do equipamento. Para isso, você deve procurar algum estabelecimento credenciado no INMETRO para realização dos testes.
O documento que certifica o tacógrafo é emitido pelo órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do transporte rodoviário de cargas e passageiros em cada país.
No Brasil, por exemplo, o certificado é emitido pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Para obtê-lo, é necessário seguir os quatro passos a seguir:
Também temos um vídeo sobre tacógrafo em nosso canal no YouTube:
O valor do certificado de tacógrafo pode variar, mas existem algumas taxas e serviços que precisam ser pagos:
O valor pode aumentar se houver alguma peça ou manutenção que precisa ser realizada.
Para consultar as informações registradas no tacógrafo digital, siga os passos de cada modelo!
Siga as instruções:
Siga o que segue:
É preciso entrar em contato com o órgão regulador responsável pela emissão de certificados de tacógrafo.
No Brasil, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é o órgão responsável pela regulamentação e o INMETRO pela fiscalização do uso do tacógrafo. Para a consulta, siga os passos:
No Brasil, o certificado de tacógrafo deve ser renovado a cada dois anos ou sempre que o veículo passar por uma mudança significativa em sua configuração, ou uso, conforme estabelecido pela Resolução nº 796/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Nesse artigo, você conferiu a grande importância de emitir o certificado do tacógrafo para a segurança do trânsito, do motorista e dos ocupantes do veículo, além dos tipos existentes e é essencial verificar a validade do certificado instalado, para que o mesmo não expire.
E então, gostou do conteúdo? Agora, complemente sua leitura com um artigo complementar: lei do tacógrafo: entenda por que é obrigatório o uso.
4 Comments
Muito bom
Boa tarde, Clebio!
Obrigada pelo comentário! Que bom que gostou do nosso conteúdo, continue nos acompanhando!
Gostaria de saber, se é obrigatório portar o Certificado do Cronotacógrafo, para os ônibus urbanos.
Bom dia, Gislene!
Sim, com certeza. Veículos de transporte de passageiros com mais de nove passageiros com motorista precisam de tacógrafo. Obrigada por comentar!