Por que conhecer os tipos de caminhões é importante? A resposta é simples: cada necessidade logística requer um tipo de caminhão. Assim, enquanto algumas empresas precisam de caminhões robustos, outras encontram nos modelos compactos a solução para as suas necessidades.
A grande importância de adquirir o tipo de caminhão adequado traz, definitivamente, estes benefícios:
Neste artigo, você conhecerá os tipos de caminhões mais utilizados no transporte rodoviário de cargas. Um deles se adequa às suas necessidades. Você poderá utilizar também o nosso Simulador de Capacidade de Carga para visualizar os modelos dos veículos e o quanto cada um deles é capaz de transportar.
Pode nem ser considerado um caminhão, mas o utilitário é muito utilizado no transporte de cargas, principalmente dentro das cidades. É comum que os produtos sejam transportados em caminhões maiores durante trajetos mais longos e depois a mercadoria é distribuída para veículos utilitários, nas entregas para entrega aos consumidores.
O VUC (Veículo Urbano de Carga) ou ¾ é o menor tipo de caminhão de carga, sendo muito apropriado para áreas urbanas — obviamente por ser menor e por ter limite de emissão de poluentes.
Sua largura máxima é de 2,2 metros, seu comprimento máximo é de 6,3 metros e a capacidade é de até três toneladas. Cabe informar que o peso total mencionado em todos os caminhões considera o peso do veículo somado ao peso de carga máxima: Peso Bruto Total Combinado (PBTC).
O caminhão toco ou caminhão semipesado tem apenas dois eixos. Ele tem quatro pontos de contato com o solo e dois eixos, sendo um frontal e outro traseiro, por isso, é denominado 4×2. Esse tipo de caminhão é adequado para áreas urbanas, seu comprimento é de até 14 metros, e a capacidade máxima é de 6 toneladas.
O Truck, que ainda costuma ser chamado simplesmente de “caminhão pesado”, conta com eixo duplo visando levar uma carga maior, garantindo mais desempenho ao veículo. A força do motor fica por conta de um dos eixos traseiros. O comprimento desse caminhão pesado é de 14 metros e o peso máximo carregado é de 23 toneladas.
As carretas são veículos articulados, que ainda podem receber o nome de “caminhão trator”, sendo que uma parte tem força motriz (motor) — denominada cavalo mecânico —, rodas de tração e também a cabine do motorista. Já a outra parte da carreta é responsável por receber a carga. Contando com seis pontos de contato com o chão, devido ao conjunto de eixos mistos é chamado de 6×2.
Este outro tipo de carreta, denominada Cavalo Mecânico Trucado — ou carreta de dois eixos — é um modelo de caminhão que conta com cavalo mecânico trucado e semi-reboque com três eixos (um dianteiro e dois traseiros). Seu comprimento máximo impressiona, pois alcança os 18,15 metros. Sua capacidade bruta é de 33 toneladas.
Também chamada informalmente de de carreta “vanderleia”, é composta por um cavalo mecânico simples e um semirreboque com três eixos. Assim, ela distribui melhor o peso da carga que comporta uma carreta convencional, servindo para cargas mais pesadas e em quantidades maiores. Seu comprimento é de até 18,15 metros e peso máximo de 41,5 toneladas.
Esta carreta é semelhante ao modelo com três eixos, inclusive tendo o mesmo comprimento. Contudo, ser um “cavalo trucado” significa que o posicionamento de um dos eixos fica na parte da frente e dois outros na parte traseira.
Com isso, o peso bruto salta para 48 toneladas e capacidade de 32 mil quilos, o que significa nove mil a mais ao compararmos à “carreta de 3 eixos”.
O nome não deixa dúvidas, o “bitrem” conta duas articulações (daí vem seu apelido Romeu e Julieta) engatadas entre si por uma segunda quinta-roda. O Bitrem é composto por seis ou sete eixos, ideal para o transporte de líquidos e grãos.
Este tipo de caminhão mede até 19,80 metros e pesa entre 50 (06 eixos) e 57 toneladas (07 eixos).
Este caminhão pode ter até oito eixos e salta para poder ter até 30 metros de comprimento (trator trucado e três carretas de dois eixos) se comparado ao tipo de caminhão anterior — daí seu nome “treminhão”.
Seu peso máximo carregado também impressiona, 63 toneladas (pois conta com caminhão trucado e duas carretas de dois eixos).
O tritrem ou caminhão tri-articulado é um cavalo tracionado com três semi-reboques engatados por duas quintas-rodas, conta com nove eixos interligados por elas. Seu comprimento chega a até 30 metros (por ser um trator trucado acoplado a três carretas de dois eixos) e 74 toneladas é o seu peso bruto.
Rodotrem tem nove eixos com comprimento de até 30 metros e 74 toneladas (cavalo trucado 6×4, duas carretas de dois eixos). Tem dois semi-reboques dessa combinação que estão ligados por um veículo chamado dolly (acopla no semi-reboque dianteiro um engate automático e com cambão e faz a ligação com o semi-reboque traseiro pelo engate chamado quinta-roda).
De estrutura robusta, para transitar, o Rodotrem precisa de Autorização Especial de Trânsito.
Além dos tipos de caminhões classificados de acordo com o tipo de rodado, podemos também classificá-los por tipo de carroceria, confira abaixo os principais:
Cada tipo de carroceria é feito para uma necessidade específica, garantindo que a carga seja transportada com segurança e eficiência!
O cavalo mecânico é o veículo motorizado responsável por puxar a carga. Já a carreta é o veículo vinculado ao cavalo onde a carga é carregada.
Geralmente, é considerado carreta o veículo que é formado por um conjunto de veículo motorizado e vinculado, sendo que o caminhão pode ser formado por apenas um veículo. Sendo assim, podemos dizer que toda carreta é um caminhão, mas nem todo caminhão é uma carreta.
Neste post, você viu várias informações importantes sobre os tipos de caminhão que podem ser usados para diversos tipos de transporte, sobretudo as suas principais características, peso suportado e tipos de carga que transportam.
Se você deseja saber qual é a capacidade de carga de cada um destes veículos, clique no banner abaixo e use nossa calculadora.
2 Comments
Olá Boa tarde, Desculpem mas o veiculo TOCO não tem capacidade de 16 toneladas ….
Bom dia, Robson!
É verdade, desculpe o equivoco e obrigada por nos avisar, já ajustamos a informação!